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Protesto também é vantajoso para as Câmaras de Dirigentes Lojistas
Publicado em 01/07/2021

Ao ser agregado ao pacote de produtos oferecidos, o serviço de recuperação de crédito ajuda a atrair mais associados, aumenta a receita e fortalece as entidades
 
Uma Câmara de Dirigentes Lojistas pode oferecer protesto de títulos em cartório a seus associados sem concorrer com os serviços já tradicionalmente prestados? A resposta é sim. Além de agregar mais valor, essa ferramenta ajuda a atrair parceiros comerciais, proporciona mais economia às partes envolvidas e fortalece a imagem e o setor financeiro U da instituição. Vantagens para todos.

Prova disso é a parceria entre o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, Seção Distrito Federal (IEPTB-DF) e a Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), firmada em 2004, que só vem crescendo e se tornou um caso de sucesso, com a implantação do Protesta Fácil.

“Sugiro que as Câmaras de Dirigentes Lojistas provem o valor e a eficiência do protesto como ferramenta oficial de recuperação de crédito”, disse Ionara Gaioso, presidente do IEPTB-DF. Já Ana Cristina Barbosa, gerente comercial da CDL-DF, reforça os benefícios: “Toda forma de oportunidade de negociação entre credor e devedor deve ser bem-vista e bem-vinda. Quando pensamos em oportunizar a negociação das dívidas, também permitimos um relacionamento entre as partes, afinal o objetivo é que esse cliente inadimplente volte a consumir”.

Nesta entrevista, elas contam como a parceria foi firmada e as vantagens do serviço de protesto de títulos.
 
Como foram iniciadas as conversas e negociações com a CDL Distrito Federal para estabelecer o protesto por meio dos cartórios e a não utilização de outras alternativas existentes? O que tornou essa parceria possível?
Ionara Gaioso (IEPTB-DF) – Nossas conversas com a Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) se iniciaram em 2002. Nós mostramos a eles a expressiva eficiência do protesto de títulos na recuperação de crédito e como essa importante ferramenta pública poderia trazer valor e economia aos associados da instituição.
Com o avançar das conversas, desenhou-se um modelo de negócio ainda maior e mais vantajoso à CDL-DF, que se somou aos serviços disponíveis na cesta de produtos deles – eles poderiam prestar serviços complementares aos seus associados para facilitar e impulsionar o envio de títulos a protesto, como digitação dos títulos, acompanhamento de seu andamento, entre outros. Eles optaram por esse modelo. Ajudamos oferecendo treinamentos à equipe de digitadores e atendentes.

O que tornou possível a parceria foi principalmente a comprovação das vantagens do que estávamos oferecendo, resiliência nas negociações e disposição institucional de ambos os lados para celebrar a parceria. Tínhamos, dos dois lados, presidentes muito visionários e empreendedores. O do IEPTB-DF era o José Batista da Costa Filho, e o da CDL-DF, o Vicente Estevanato. À época, eu participei ativamente das negociações como vice-presidente do IEPTB-DF e facilitadora dos treinamentos das equipes envolvidas.
 
  1. O que somou para o avanço dos entendimentos e o que foi mais determinante?
Ionara Gaioso (IEPTB-DF) – Acredito que tenha sido a perspectiva de fortalecimento financeiro da CDL-DF com a receita gerada por aquela prestação de serviço aos seus associados.
 
  1. Há quanto tempo essa parceria com a CDL-DF foi firmada e qual a avaliação que faz até este momento?
Ionara Gaioso (IEPTB-DF) – A parceria foi firmada em 2004 e, desde então, tem sido um de nossos principais convênios com ente privado. No último ano, o volume de títulos encaminhados a protesto por eles teve uma queda em sua média histórica, pela primeira vez desde o início da parceria. Entendo que essa redução de volume se deveu à pandemia. Mesmo assim, continua sendo um excelente convênio.
 
  1. Como avalia esses serviços prestados pelos cartórios de protesto como uma opção extrajudicial para os recebimentos?
Ana Cristina Barbosa (CDL-DF) – Positivamente. O processo é automático, e temos retorno diariamente dos cartórios. Atuamos como apresentantes desses títulos, o que nos permite um contato mais direto com os cartórios para entender os motivos da devolução, entre outros.
 
  1. Como tem sido a experiência com esse recurso extrajudicial para o recebimento de dívidas não pagas às empresas e por que foi escolhida a opção pelos cartórios de protesto?
Ana Cristina Barbosa (CDL-DF) – A experiência tem sido agregadora quanto à recuperação de dívidas. Acreditávamos que a opção do envio de títulos a protesto potencializaria nossas ações de cobrança, juntamente com a negativação, por isso o nosso presidente na época, Vicente Estevanato, foi decisivo para a assinatura do convênio.
 
  1. Houve algum ponto que mudou ou precisou ser revisto no processo ao longo desse tempo de parceria com a CDL?
Ionara Gaioso (IEPTB-DF) – Operacionalmente, vários! Houve avanços de sistema, mudanças de rotinas, tudo para o bom andamento da parceria e melhor experiência aos associados à CDL-DF.
 
  1. O que enxerga como os próximos passos e o que considera que foi um aprendizado nesse período e precisa de eventuais ajustes?
Ionara Gaioso (IEPTB-DF) – Temos percebido que a única forma de atrair mais associados para o uso do protesto é com um comercial forte, divulgação direcionada, mostrando os índices de sucesso da cobrança via protesto. A entidade está em vias de mudar o grupo diretivo, e isso é sempre uma interrogação, saber se a nova gestão tem perfil mais comercial ou não.
 
  1. O protesto causa algum tipo de desgaste incapaz de ser superado com o cliente? Existe alguma orientação da CDL Distrito Federal a respeito?
Ana Cristina Barbosa (CDL-DF) – Nenhum. Atuamos diretamente com os cartórios nos interesses do credor. Assim, qualquer mau entendimento por parte do credor ou cartório, conseguimos facilmente resolver a questão e seguir com as próximas etapas.
 
  1. Quais as suas recomendações às CDLs, cartórios e IEPTBs de outros estados para que também consigam o mesmo sucesso obtido em Brasília?
Ionara Gaioso (IEPTB-DF) – Sugiro que acompanhem de perto todo o processo, que provem o valor e a eficiência do protesto como única ferramenta oficial de recuperação de crédito, que demonstrem o sucesso do modelo da CDL-DF para vencer o entrave político que temos com essas associações. O ideal é uma aproximação o mais amigável possível com o presidente regional, estar disponível para palestras e treinamentos e entregar tudo detalhado.
 
  1. Tem alguma recomendação especial para a utilização dos serviços, considerando a experiência da CDL Distrito Federal?
Ana Cristina Barbosa (CDL-DF) – Sim. Toda forma de oportunidade de negociação entre credor e devedor deve ser bem-vista e bem-vinda. Quando pensamos em oportunizar a negociação das dívidas, também permitimos um relacionamento entre as partes, afinal o objetivo é que esse cliente inadimplente volte a consumir.
 
Assessoria de comunicação do Sinoreg-ES


TAGS: Protesto, CDL, Recuperação de crédito, Associados


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