O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, Rogério Portugal Bacellar, participou, na manhã desta sexta-feira (04), da cerimônia de abertura do V Simpósio de Direito Notarial e Registral do Espírito Santo. A ocasião foi marcada por discursos que ressaltaram a relevância dos serviços extrajudiciais para a sociedade contemporânea, além de destacar as conquistas e compromissos da classe notarial e registral. O evento, que reúne renomadas autoridades e profissionais do setor, contou com a fala do corregedor-geral da Justiça do Espírito Santo, desembargador Carlos Simões da Fonseca.
Em sua intervenção, o desembargador abordou a importância da desjudicialização e como essa abordagem tem contribuído de maneira significativa para a sociedade. Ele enfatizou que não é necessário ter receio de invocar essa desjudicialização, ressaltando o aspecto social fundamental que os serviços extrajudiciais prestam à comunidade. O corregedor destacou que “essa importância vai além de aliviar o sistema judiciário”, reforçando que “a Corregedoria deve estar aberta ao diálogo e é crucial reconhecer o valor dos serviços notariais e registrais”. Ele concluiu sua fala destacando a importância de cada passo ser realizado com ética e responsabilidade, reafirmando o papel desses profissionais como depositários de sonhos e testemunhas da história.
Rogério Portugal Bacellar, presidente da Anoreg/BR, também compartilhou sua visão durante a cerimônia. Ele rememorou as conquistas da classe notarial e registral ao longo dos anos, destacando a colaboração ativa entre a Anoreg/BR, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Bacellar ressaltou a confiabilidade dos notários e registradores na sociedade e destacou a importância do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) como incentivo à excelência nos serviços. “A premiação é uma oportunidade única para destacar o trabalho dos cartórios que se dedicam à melhoria contínua, transparência e ética em suas atividades”, afirmou. Bacellar finalizou a sua fala afirmando que é preciso “garantir que atividade seja regulada de forma justa, de acordo com a realidade de cada estado, de cada região”.
O evento também contou com a presença de outras autoridades de destaque, como o presidente do IEPTB/BR, André Gomes Netto; o diretor do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e diretor do Colégio Notarial do Brasil – Seção Espírito Santo (CNB/ES), Rodrigo Reis Cyrino; o presidente da Arpen/BR, Gustavo Renato Fiscarelli; o presidente do IRIB, Jordan Fabrício Martins; o presidente da OAB/ES, José Carlos Rizk; e o presidente do IRTDPJ/BR, Rainey Barbosa Alves Marinho.
O V Simpósio de Direito Notarial e Registral do Espírito Santo promete ser um espaço enriquecedor para a troca de conhecimento, reflexão e aprimoramento profissional, reforçando o compromisso da classe notarial e registral com a excelência e a ética em seus serviços.
Fonte: Assessoria de Comunicação Anoreg/BR