Além de oferecer serviços essenciais à população, os cartórios do Espírito Santo também têm desempenhado um papel relevante no apoio a iniciativas sociais. Por meio de parcerias com instituições e projetos que transformam vidas, os cartórios contribuem para a inclusão de pessoas com deficiência, a formação de jovens em situação de vulnerabilidade e a promoção da cultura e da cidadania.
Desde 2008, o Cartório do 1º Ofício da 2ª Zona da Serra é parceiro da APAE local no desenvolvimento do projeto Espaço Dança e Arte. A iniciativa promove a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla por meio de oficinas culturais como dança, teatro e música.

Arquivo
Com foco no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos da instituição, o projeto é guiado, a cada ano, por uma temática específica, que orienta todas as atividades.

Bruno do Valle
“Começamos a apoiar esse programa em 2008 porque a APAE é uma instituição muito carente. Por isso, patrocinamos o projeto Espaço Dança e Arte”, afirma Bruno do Valle Couto Teixeira, oficial substituto do cartório, cuja oficiala e tabeliã é Etelvina Abreu do Valle.
Ao longo do ano, cerca de 100 alunos participam das oficinas, que buscam estimular habilidades cognitivas, sociais, produtivas e emocionais. Entre as atividades estão aulas de teatro e musicalização, oficinas de congo — com confecção de instrumentos — e grupos de dança que valorizam as tradições culturais do Espírito Santo.
A proposta da APAE é elaborada anualmente com base no tema escolhido para o período e contempla todos os recursos humanos e materiais necessários. O cartório custeia integralmente o projeto, garantindo sua continuidade e ampliando o impacto social.

Carlos Augusto
“O apoio do cartório faz uma diferença imensa nas ações da APAE. Ele nos permite manter o projeto, garantindo um olhar mais humano e acolhedor para cada atendido. É mais do que uma parceria: é um compromisso com a vida e com o futuro de muitas famílias que hoje são assistidas pela APAE”, destaca Carlos Augusto Brommonschenkel Junior, gerente administrativo da APAE Serra.
Ação de Páscoa leva doces e esperança a jovens
Já o Cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas de Campo Grande, em Cariacica, está mobilizado em uma ação solidária voltada para crianças e adolescentes atendidos pela ONG Montanha da Esperança. A campanha de Páscoa arrecada chocolates que serão entregues aos jovens assistidos pela entidade. As doações podem ser feitas diretamente no cartório até o dia 25 de abril.

Fabiana Aurich
“Decidimos fazer parte dessa ação porque, acima do nosso compromisso de prestar os serviços cartorários à população, estamos inseridos em uma comunidade e somos um ponto de referência, facilitando a arrecadação das doações. Esperamos que a parceria com a Montanha da Esperança faça muitos jovens felizes nesta Páscoa, levando o acolhimento que essa data representa”, destaca Fabiana Aurich, vice-presidente do Sinoreg-ES e oficiala e tabeliã do cartório.
A Montanha da Esperança transforma vidas por meio de ações voltadas à formação profissional, prática esportiva e acolhimento institucional de adolescentes em situação de vulnerabilidade. A campanha fortalece os laços de solidariedade e reforça o compromisso social dos cartórios com a comunidade em que atuam.
Assessoria de Comunicação Sinoreg-ES
|